sexta-feira, 25 de maio de 2012

Horta Orgânica -semeando 1


Resolvi iniciar hoje as postagens sobre minha Horta Orgânica que fiz na minha casa. Só queria postar quando tivesse certeza de que tudo estaria dando certo. E deu certo mesmo. Moro em casa, mas fiz toda minha plantação em vasos por causa dos cachorrinhos (Galego e Chucky). Galego toma conta da frente da casa e o Chucky tem acesso ao quintal. Só me restou fazer horta suspensa e em vasos.
Eu queria começar pela germinação e em março/2012 comprei sementes, em pacotes pequenos, dessas que vendem em lojas de rações, sementeiras, mercados (eu comprei da marca Isla e vem estampado na frente do envelope “sem defensivos”). Inicialmente comprei as sementes de Tomate Comum, Pimenta Biquinho, Pimentão Verde, Planta Amaranthus, Couve e Tomate Cereja. Comprei também uma bandeja para semeadura com 36 células (plástico verde), areia preta (própria para plantação) e húmus de minhoca. Fiz uma mistura da areia preta (2/3) com húmus de minhoca (1/3) e enchi as 36 células. Ao invés de usar a bandeja para semeadura, que não é fácil de achar, você pode colocar as sementes em copos descartáveis de água.  Coloquei 3 sementes em cada célula com profundidade de 0,5 cm (se tiver dúvidas quanto a profundidade, basta olhar no verso da embalagem as instruções para cada tipo de semente) e cobri com um pouco da mesma areia. Em seguida reguei as sementes com um borrifador para não tirar as sementes de posição. A recomendação é regar 1 vez por dia, mas os meses de março e abril foram muito quentes eu fiz 2 por dia (1 pela manhã e outra à noite), sempre com o borrifador. Nesse ponto deixei a bandeja em local iluminado, sem sol direto, e fiquei aguardando as sementes germinarem. Coloquei as sementes para germinar em 24/03/2012 e no dia 01/04/2012 algumas já estavam brotando, principalmente a couve. Coloquei as plaquinhas de identificação (colher de sorvete que ganhei de uma amiga) e enterrei junto das sementes. A bandeja ficou linda... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...